Aplicações

Os princípios básicos do Krav Maga, resumem-se ao uso de movimentos simples e instintivos do nosso corpo. É um sistema prático e táctico que nos ensina a prevenir, a lidar e a sobreviver a qualquer tipo de violência e ataque.O Krav Maga prepara os seus praticantes para as vertentes de defesa pessoal, luta, técnicas de combate corpo a corpo, técnicas para defesa de terceiros, com métodos de ensino de fácil assimilação.O Krav Maga é um sistema horizontal com uma abordagem única e lógica que, apesar de ter sido criado há mais de 50 anos, continua em constante evolução e adaptação.

Sendo fácil de aprender, é praticado de forma intuitiva usando os movimentos naturais do corpo e testado para ser usado sob elevado grau de stress.

Este é uma lista que serve de orientação à utilização das técnicas de Krav Maga em situação de defesa pessoal

  • Evitar ser ferido, avaliar os riscos envolvidos na acção especifica e evitar o perigo sempre que possível. O objectivo básico da acção deve ser a defesa pessoal; O Krav Maga dá uma forte ênfase o uso de técnicas de defesa.
  • As técnicas do Krav Maga são executadas dos reflexos e extensões e de movimentos naturais do corpo.
  • Defender e contra-atacar da forma / caminho mais rápido, simples e directo possível, a partir da posição em que nos encontramos, tendo em conta a nossa segurança, minimizando ao máximo possíveis riscos.
  • Responder correctamente e de acordo com a situação deparada. Tendo controle na forma da resposta e na forca aplicada ao ataque. (de maneira a evitar infligir danos/ferimentos desnecessários) Tentar demover através do diálogo o agressor as seu intenções antes de entrar em confronto.
  • Bater sempre nos pontos vulneráveis/sensíveis de maneira a prevalecer sobre o assaltante
    (genitais, garganta, olhos, nariz)
  • Utilizar qualquer objecto ou utensílios disponíveis ao nosso alcance para nos defender e contra atacar.
    (paus, cadeiras, garrafas, pedras, etc.)
  • No Krav Maga não existe regras, limitações técnicas ou restrições desportivas, no Krav Maga vale tudo.
    (gritar, morder, cuspir, fingir medo)

Área Civil

Ao contrário das outras áreas de treino no Krav Maga, a parte civil e principalmente focada na auto-protecção e auto-defesa, não a protecção de terceiros. O princípio decisivo aqui é o lema: “Não se machucar – evitar se ferido!”

Na prática, isto significa actuar em qualquer situação de emergência, de tal maneira que minimize o risco de ferimentos a uma pessoa. No treino, os alunos aprendem formas possíveis de contornar a ameaça de perigo e a resposta adequada sob stress.

O objectivo final é evitar suas próprias reivindicações ou em risco máximo para garantir sua própria sobrevivência.

Pertencem às opções aprendidas pela ordem de aplicação:

  • Perceber, identificar e evitar situações perigosas
  • Rápida retirada táctica.
  • Tirar proveito de objectos do quotidiano como( garrafas / paus / cadeiras / canetas/ etc)
  • Defesa e de combate
  • Escapar / Escapar

As técnicas são baseadas de maneira individual e pessoal, o que faz com que pessoas com diferente idade , peso, composição corporal, sexo, actividades e nível de condição física apropriadas para eles não fiquem em desvantagem. Também é de levar em conta o tipo de situações que ocorre com mais frequentemente no país, de modo a ter sempre um fundo realista e aplicabilidade. Novas formas técnicas e de ataque são investigadas – e se necessário – ajusta-se.

Isto é Krav Maga, sempre em actualização.

Área Senhoras

As mulheres enfrentam, particularmente áreas onde o assédio sexual e agressões são formas específicas de violência. Krav Maga oferece especialmente conceitos femininos adaptadas ao auto-protecção e a auto-defesa. Os cursos são reservadas só para as mulheres e são conduzidos por instrutores especialmente treinados para o efeito.

O conteúdo inclui a identificação de potenciais e reais situações de perigo, tácticas e técnicas para prevenção da vitimação em situações de conflito e auto-determinada aparência, auto-consciente de resolução de conflitos verbal e não verbal. O desenvolvimento gradual das possibilidades individuais para enfrentar situações cada vez mais graves recorrendo ao uso intransigente de todas as capacidades físicas e utilizando objetos do quotidiano ou de ferramentas.

Área Crianças e Jovens

As crianças estão expostas no seu ambiente, e a outras ameaças que os adultos. Nas aulas/cursos desenvolvesse as habilidades físicas, experiência, avaliação e julgamento das situações e ainda formas de se exprimirem.

Entre os principais temas das aulas/cursos:

  • Os riscos ambientais
  • O abuso por adultos
  • Violência nas escolas

O ensino a crianças e jovens exige a métodos completamente diferentes de ensino e abordagem do com os adultos, tendo em conta a idade e habilidades, eles são uma divertida introdução para lidar com os perigos. A compreensão do comportamento certo e errado, valores humanos e usar a promoção do desenvolvimento pessoal são o conteúdo essencial. Os instrutores das crianças devem demonstrar vários anos de experiência docente em Krav Maga, antes de ser admitido para ensinar das crianças.

Área Policial e Força de Segurança

Devido as necessidades complexas desta área o Krav Maga é adaptado as estas exigências, oferecendo as opções de resposta adequadas. Tratamento adequado das situações perigosas, adaptada à situação jurídica e as possibilidades de recursos das Policias ou Forcas de Segurança, o currículo desses aulas/cursos.

Guia de treinamento é o classificado em três níveis principais de riscos:

  • Nível alto (a ameaça de armas de fogo)
  • Nível moderado (facas, paus, ferros, múltiplos agressores)
  • Nível mais baixo (agressão desarmada)

Adaptado a esta área são ensinadas técnicas e directrizes para lidar com os agressores e a aplicação da legislação existente em uma determinada situação com os recursos apropriados. Os principais tópicos incluem a aplicação e maximizar o uso dos agentes com a maior economia de esforço e tempo, auto-protecção, entradas em contacto, controle e técnicas de prisão, imobilizações, desarmes, anti-manipulação e técnicas de transporte, retenção da arma de fogo e o seu uso.

Área Militar

A área militar foi o berço para o desenvolvimento e treino do Krav Maga. O objectivo era ensinar os soldados mais rapidamente possível as técnicas de combate eficazes para o uso no campo de batalha. Imi Lichtenfeld, agindo em nome do Exército Israelita com a missão para desenvolver as técnicas e conceitos para a luta militar. Na fase de teste, o ajuste é geralmente experimentado de forma no uso directo, com o tempo veio o aspecto científico para análise e avaliação para o comportamento humano sob-stress.

Os principais tópicos do treino foram e são, por exemplo, a eliminação de guardas inimigos,combate armado e desarmado, a luta em edifícios, tácticas e atitude mental do lutador. Ao contrário dos civis, o soldado representa os interesses do seu país, ele preenche outras responsabilidades e são treinados em conformidade para tal. O desfecho de uma luta na área militar é fundamentalmente diferente da natureza civil e, portanto, não é ensinado na auto-defesa civil.

Área Protecção-VIP

O profissional de Segurança pessoal é fundamentalmente diferente dos alvos civis.

A defesa de um VIP a que temos de proteger a qualquer custo em que as ameaças e ataques poderão resultar com a aplicação de todos os meios possíveis de violência ou morte. Problemas específicos – como o fato de que as pessoas não querem protecção, ou menosprezarem a directrizes de segurança do seu pessoal, enorme limite de espaço aberto – complicação da capacidade do escudo e protecção, etc…

A constante vigilância e detecção ultra-rápida de ameaças e a reacção resultante deve ser treinado intensamente, assim como tácticas e comportamentos em todos os tipos de efeitos sobre a pessoa protegida. A acção concertada na defesa e fuga, e uso de armas de fogo, etc, são o conteúdo essencial.

Ensino

As técnicas do Krav Maga abrangem temas muito variados que permitem formar o praticante numa perspectiva polivalente e dotá-lo de capacidade para lidar com situações muito variadas.

Podemos estruturar os vários âmbitos de aplicação das técnicas de Krav Maga como segue.

  • Prevenção, evitar situações de risco, soltar e escapar;
  • Projecções e quedas para todos os sentidos e sobre todos os ângulos;
  • Ataques e contra-ataques contra todo o tipo de alvos, distâncias, alcances, alturas, ângulos, direcções e a ritmos diferentes, executados a partir de todas as posições e posturas;
  • Uso de todo o tipo de objectos comuns para fins defensivos;
  • Defesa contra todo o tipo de ataques sem armas (murros, pontapés, cotoveladas, joelhadas, cabeçadas, chaves de braços, prisões de tronco, estrangulamentos, etc);
  • Defesas contra todo o tipo ameaças e ataques com armas brancas (e qualquer tipo de objecto cortante ou afiado), bastões (ou outros objectos contundentes) e com armas de fogo (pistolas, caçadeiras, armas automáticas, etc);
  • Lidar com todos estes tipos de ataques e armas, a partir de todas as posições e ângulos de ataque possíveis, assim como com um ou mais atacantes;
  • Lidar com as mesmas situações em espaços e ambientes diferentes (em becos, escadas, automóveis, espaços fechados, espaços abertos, etc.);
  • Controle físico e mental, e desarme do atacante;
  • Preparação dos praticantes para todo o tipo de circunstâncias e cenários, em todo o tipo de ambientes de guerra ou combate, de acordo com as suas necessidades, riscos ou profissões (Civis, Forças Policiais, Militares, Guardas Prisionais, Guarda Costas, Unidades Especiais e Unidades Antiterroristas).

Comments are closed.