FAQs

O KravMaga é vocacionado para se usar em “situações de rua”?

Sem dúvida, o Krav Maga foi criado e desenvolvido para sabermos lidar, avaliar e como melhor reagir as situações de confronto que possam surgir no nosso quotidiano, desde agressões, agarres, estrangulamentos, tentativa de violações, ameaças e ataques com armas brancas, ameaças com armas de fogo, defesa contra mais que um agressor, protecção a terceiros, etc…As técnicas de Krav Maga são simples e lógicas, baseadas em movimentos instintivos e naturais do corpo humano, fácil de aprender e de se executar.

Quais os riscos de me lesionar na aulas?

A segurança nas aulas é condição fundamental e está acima de tudo, os nossos instrutores são devidamente credenciados e habilitados e preparados para que assim se verifique, os treinos são sempre num ambiente controlado e numa saudável convivência. Sendo um sistema de defesa pessoal, e como tal, requer contacto físico para ser realmente eficaz, é natural ficar por vezes com algumas nódoas negras e pouco mais.

Tenho de usar algum tipo de protecções nas aulas?

Sim, é obrigatório o uso de coquilha dado que pois a maioria dos golpes atingem os genitais e o uso de caneleiras e joelheiras é igualmente aconselhável.

Existem “katas” como no karaté ou outras artes?

Não. O treino é quase sempre realizado aos pares ou em grupos de vários alunos geralmente na simulação de situações reais.

Os estágios/seminários ajudam na aprendizagem e a evoluir?

Sim! Funcionam como um complemento da aprendizagem nas aulas. Existem vários agendados em cada ano e duram geralmente 3 horas cada. Ensinam e corrigem base e os princípios do Krav Maga, mas servem também para treinar técnicas mais avançadas ou situações que não são usuais nas aulas, (sentado/ chão/ espaços confinados/ bares ou ambientes de discotecas, etc.) Existem estágios de melhoramento técnico, evolução técnica e temáticos.

Como uma média 3 horas semanais de treino, ao final de quanto tempo estarei apto para usar o Krav Maga?

O ideal será nunca ter a necessidade de o aplicar, uma vez que deve sempre evitar o confronto físico.                                                                                          Em relação à sua questão só ao final de 6/8 meses vai começar a observar os efeitos do treino e sentir aumentar a sua autoconfiança e calma em situações de conflito, tendo ainda um longo caminho a percorrer sem não cair na ilusão que já está apto para qualquer situação.

Para se praticar esta arte de defesa pessoal é necessário possuir robustez física?

Não necessita propriamente de possuir robustez física, nas nossas aulas o treino desenvolvido engloba a componente técnica em paralelo com a preparação física, onde progressivamente o aluno vai evoluir e ao mesmo tempo adquirir resistência e força.

E se o adversário for maior que eu?

Em relação a esta questão, independentemente das fisionomias, o Krav Maga é um sistema de defesa para homens e mulheres, de todas as idades e capacidades físicas e é aplicado contra qualquer tipo de agressor assim como a qualquer forma de agressão. Quando temos (em ultimo recurso) de responder a uma agressão, vamos contra-atacar sempre nos pontos vulneráveis/sensíveis do agressor (genitais, garganta, olhos, nariz), pontos esses, que independentemente da sua fisionomia ou condição física são pontos fracos para todo e qualquer ser humano. 

Que instituição ou escola devo de escolher para começar a minha prática? Pois existem tantas organizações….

Esta pergunta é bastante pertinente e muito legítima, sem entrar em polémicas o que aconselhamos é que se informe bem sobre o instrutor em questão que você pretende aprender, não encare só como garantia o que ele diz ou afirma como os comprovativos do mesmo…informe-se, investigue, perca um pouco de tempo para saber se de facto o ”grande mestre x ou y” é mesmo quem diz e o que afirma (aprendeu onde? quem o ensinou? quanto tempo tem de pratica e de ensino…) a mesma coisa para as instituições/escolas…deve tentar perceber a quem estão ligados, se foram alunos do fundador, o seu responsável máximo dessa instituição aprendeu com quem??? provas disso…se seguir esta linha de raciocínio verá quem realmente é de confiança e fig-digno daquilo que dizem e ensinam ou não…

Outra forma errada de ver as coisas é que todos os Israelitas são Mestres de Krav Maga ou têm conhecimento para tal…pois no serviço militar deles, em Israel aprendem e treinam entre outras artes o Krav Maga durante muito tempo, dai poderão ser excelentes praticantes mas são não obrigatoriamente Mestres de Krav Maga… nem todos os Japonese são Mestres de Jiu-jitsu ou Karate!

Veja quem são os alunos directos do fundador e que escolas existem realmente em Israel…talvez ai encontre a resposta para o que procura.

Existe algum organismo regulador da prática do Krav Maga em Portugal?

Este é um assunto que existe muitas duvidas e enganos, principalmente para quem não está dentro da modalidade e não conhece a verdadeira historia e o seu desenvolvimento a nível nacional ou simplesmente não se dá ao trabalho de fazer um pouco de investigação. É natural que quem procura na net ou vê certos símbolos e nomes com a palavra federação o levem a crer que exista…  A resposta é NÃO! Não existe nenhum organismo regulador do Krav Maga em Portugal, na Europa e muito menos a nível mundial!! Vamos desmistificar este erro de uma vez por todas, para quem procura e acredita que existe e por outro lado, de quem se faz passar por esse organismo e aproveita-se disso. Não existe nenhuma federação de krav maga, não como federação real e legal e muito menos reconhecida pelo IPDJ-Instituto Português do Desporto e Juventude, organismo que é o regulador do desporto nacional (fácil de comprovar). Poderá existir associações ou registo de pessoas colectivas com o nome de federação, mas de federação não têm nada.

Comments are closed.