O que é o Krav Maga

Krav Maga… em hebreu significa combate próximo (corpo a corpo) é um sistema de defesa pessoal e de combate Israelita, utilizado pelas Forças de Defesa de Israel (IDF) e dos seus serviços secretos (Mossad),  igualmente ensinado a civis de forma extensiva em escolas públicas e centros de estudo, dependentes do Ministério de Educação de Israel. Actualmente é praticado como disciplina imprescindível pelas principais Forças de Segurança e Militares pelo mundo fora (FBI, CIA, NavySeals, GIGN, BodyGuards, etc.), adoptada como uma ferramenta de segurança e de trabalho por excelência. Desenvolvido e aperfeiçoado durante anos de conflitos, o Krav Maga enfatiza a facilidade na aprendizagem das técnicas que foram postas aprova em variadíssimas circunstâncias de confrontos reais.

Todas as técnicas, movimentos e combinações foram pensadas e desenvolvidas sobre as necessidades actuais. Também devemos ter em conta que foi criado numa sociedade e num país onde a violência faz parte do dia-a-dia, mais do que em outras culturas, razão pela qual tem necessariamente de ser um sistema simples e com a máxima eficácia. Krav Maga caracteriza-se por uma abordagem lógica/realista e coerente da defesa pessoal e da luta corpo a corpo, que permite aos praticantes atingir de uma forma simples um grau de eficácia relativamente elevado num curto período de instrução.

O Krav Maga foi meticulosamente desenvolvido para ser diversificado, sendo possível a sua aplicação tanto a nível militar e policial, como civil. O sistema tem sido elogiado por lutadores experimentados, mestres de diversas artes marcais, oficiais do exército e da polícia, pela sua aplicação prática, no entanto, na sua essência é direccionado às pessoas sem experiência, pela sua simplicidade e abordagem realista à defesa pessoal. De facto, o Krav Maga é um sistema de defesa para homens e mulheres de todas as idades e capacidades físicas, contra qualquer tipo de agressor e qualquer forma de agressão.

O Krav Maga é um sistema de defesa pessoal que tem como objectivo preservar a nossa integridade física e a dos que nos rodeiam, preparando-nos para perigos de qualquer origem, assente em 3 momentos base: 1) Prevenção; 2) Acção 3) Segurança. O que o distingue de todas as artes marciais existentes, é o facto de não ter tradição (pois vai-se actualizando conforme os tempos modernos o exigem), um bom exemplo:  “No séc. XVIII os confrontos resolviam-se com duelos de armas de fogo, um voltado de costas para o outro, nos dias de hoje era impossível voltar as costas a alguém armado “. A tradição limita bastante o nosso potencial, é aceite como uma verdade absoluta sem se questionar ou explorar novas situações. É sim, um sistema de combate criado para ser extremamente eficaz numa situação real de perigo decorrente do dia-a-dia.

Com o treino, as pessoas aprendem a identificar claramente o 1º momento, tornando mais fácil evitar totalmente o perigo ou na impossibilidade de o fazer, estar devidamente preparado para o momento 2 e 3. Procurando sempre a solução mais rápida e eficaz de modo instintivo, tenta adaptar-se a qualquer situação, posição, etc., possuindo sempre várias soluções para um mesmo problema o que o torna num  sistema horizontal, enquanto as artes marciais são consideradas sistemas verticais pois focam-se num só objectivo (solução) e tudo o resto consiste unicamente no seu aperfeiçoamento.

Qualquer arte marcial foca-se somente no 2º momento (Acção ou Ameaça) o Krav Maga foca-se nos 3 por igual. Uma das maiores mudanças do Krav Maga ocorreu durante o ano 2000 quando começou a ser praticado enfrentando múltiplos adversários, coisa que até essa altura nunca era tida em conta, treinando-se sempre contra 1 só opositor.

 

Comments are closed.